cover
Tocando Agora:

Uma Rádio para este Tempo e a Serviço da Psicanálise...


,

Milícia em Belford Roxo cobra taxa semanal no pix, escolhe político a ser votado pelos moradores e corrompe PMs, diz MP

Gaeco cumpriu oito mandados de prisão, mas seis dos procurados já estavam na cadeia. Chefes da quadrilha estão foragidos. Milícia em Belford Roxo cobra ta...

Milícia em Belford Roxo cobra taxa semanal no pix, escolhe político a ser votado pelos moradores e corrompe PMs, diz MP
Milícia em Belford Roxo cobra taxa semanal no pix, escolhe político a ser votado pelos moradores e corrompe PMs, diz MP (Foto: Reprodução)

Gaeco cumpriu oito mandados de prisão, mas seis dos procurados já estavam na cadeia. Chefes da quadrilha estão foragidos. Milícia em Belford Roxo cobra taxa semanal no pix, escolhe político a ser votado pelos moradores e corrompe PMs, diz MP Uma investigação do Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (GAECO/MPRJ) aponta que um grupo miliciano em Belford Roxo tem ido além das extorsões: moradores são expulsos de casa, políticos são escolhidos na época da eleição e corrompem PMs. Nesta terça (29), dois homens foram presos. Ao todo, foram cumpridos oito mandados de prisão, mas seis deles já estavam na cadeia. Os chefes da quadrilha, identificados como Jefferson Damázio Luquetti, conhecido como Kim, e Herbert da Conceição Heleno, o Kibe, estão foragidos. Milícia em Belford Roxo cobra taxa semanal no pix, escolhe político a ser votado pelos moradores e colabora com PMs, diz MP Reprodução/TV Globo O grupo começou a ser monitorado desde as prisões de outros criminosos. Um vídeo mostra os bandidos com fuzil nas ruas de Belford Roxo fazendo uma ronda. O motorista, segundo o MP, é Gustavo Sena de Castilho, conhecido como Pulga. "Se eu falei é pra fazer... hierarquia no crime é desse jeito. Quer viver o crime, tem que respeitar o crime, primeiro a hierarquia. O que você fez e o que você faz hoje, que é cobrar, eu já cobrei, pô. Eu cheguei de cadeia cobrando, pô. E eu gostava de cobrar", afirma ele em um áudio captado pelos investigadores. Pulga foi preso em outubro do ano passado em uma operação do Ministério Público Eleitoral. A investigação apontou que eleitores eram obrigados a votar no candidato escolhido pela milícia. No celular apreendido com ele, os promotores encontraram vídeos, fotos e mensagens trocadas pelos bandidos, que controlam os bairros Babi e Xavantes. Nas mensagens, os agentes viram que há dias certos para as cobranças, que podem ser pagas até no pix. Milícia em Belford Roxo cobra taxa semanal no pix, escolhe político a ser votado pelos moradores e colabora com PMs, diz MP Reprodução/TV Globo Os moradores que não seguem as regras são ameaçados e até expulsos de casa. Treze pessoas foram denunciadas pelo Gaeco por milícia privada, corrupção e extorsão. Numa gravação recuperada pelos promotores, Kibe manda um integrante do grupo revistar o celular de um morador para checar uma possível ligação com o tráfico. “Pode tomar o telefone dele, fazer ele desbloquear, olhar se tem bagulho dele lá com vagabundo lá do Castelar, que ele vai meter o pé dessa p*”, ameaça o homem. O Ministério Público encontrou trocas de mensagens entre milicianos e PMs do batalhão local. O Gaeco afirma que os denunciados corromperam policiais para que a milícia seguisse atuando sem ser incomodada. A investigação segue em andamento.